sábado, 9 de julho de 2011

O Quadro e a Carta

Um belo dia ele levantou-se cedo da cama  e foi arrumar as coisas de sua falecida mãe, uma mulher sensível e sempre muito alegre,
Chegando na velha casa, onde uma plaquinha no quintal dizia " Na casa da vovó , pode tudo!".
- Quase dois anos que mamãe partiu!Pensava o homem de 40 anos.
Subiu as escadas, rumo ao quarto onde tudo estava coberto por plásticos e tecidos, abriu um velho baú , onde ficavam as tintas e pincéis de sua velha mãe, pegou a chaves
do ateliê e foi até lá.
Lá só havia um quadro, uma mesa perto de uma janela que dava vistas á um pequeno jardim de rosas amarelas e hortelã.

(quadro da artista plástica Ivete Corsi) 
-Levarei esse quadro para casa!O filho tira a tela do cavalete e do cavalete cai um papel bastante empoeirado.
Curioso o filho abre e limpa a folha perfumada e ali reconhece a letra de sua mãe.
Era uma carta:
"Meu Eterno Príncipe...
...estou te escrevendo depois de tudo que aconteceu,
sei que faz tempo, mas se está lendo isso é por que infelizmente não ficamos juntos até meu fim.
Devo dizer que tive uma vida linda, assim como havia pretendido ter,
tive um marido atencioso, filhos queridos , 2 cachorros, 1 gato e 2 tartarugas de agua.
Se está lendo isso é por que está vivo, e espero que essa carta te econtre gozando de muita paz e saúde.
Os anos sem você foram difíceis no começo, mas depois fui me acostumando com a ausência, me permiti conhecer novas pessoas,
mas isso não apagou você de minha mente e muito menos do meu coração, porém a vida segue e consegui prosseguir mesmo sem ti.
Algumas vezes em que sai para passear com as minhas crianças no shopping, te avistei em lojas de departamento com uma moça muito linda,
fui tomada por um grande ciumes até escutar a bela moça te chamar :
- Papai olha só que blusa linda!
Poderia ter ido te dar um -oi!
Mas simplesmente virei-me de costas, sai á francesa, pois no meu coração tinha a certeza de que havíamos feito a coisa mais certa á se fazer, e
que qualquer aproximação poderia acarretar em uma volta ( que podia dar muito certo ou não...e pelo sim , pelo não, decidi não arriscar).
Nossas vidas seguiram rumos opostos e ainda assim tenho a certeza que à sua forma você também está sendo feliz, assim como também fui.
Meu querido, estou te escrevendo , por que descansarei em meu sono eterno com a plena convicção de que você foi o único á quem amei profundamente.
Parti feliz por que me permiti ser feliz ao seu lado e se não aconteceu de ficarmos juntos até meu fim , ainda assim valeu muito á pena.
Um dia meu filho me perguntou qual era a arma secreta para se conquistar uma garota , sabe o que respondi?
- saiba fazê-la rir, saiba escuta-la, saiba ajudá-la quando ela precisar, saiba abraça-la de forma que a conforte e proteja e sempre diga á ela o quanto ela é linda e especial.
Ele sorriu e disse que eu era a melhor mãe do mundo e também a mais esperta pelos toques que dei á ele...mas nós sabemos com quem aprendi essa lição...
talvez com o único homem que realmente amei, você.
E na velhice, meus filhos se casaram e tiveram meus netos ( lindos e fortes) , suspiro tranquila...fiz filhos que me deram belos netos.
Eu me formei em mais faculdades do que imaginava e sabe aquele antigo sonho de pintar telas? enfim pintei muitas telas, e minha arte se espalhou pelas casas dos meus amados
parentes.
Junto á esta carta te mando também uma das ultimas telas que pintei, com o símbolo de nosso afeto.
Boa noite, te encontro na eternidade de meus sonhos."

O filho chorava e então começava a entender o por que da mãe ser tão reflexiva e romântica. Não sentiu raiva dos sentimentos de sua mãe, muito menos á culpou por sentir tudo aquilo
estando ao lado de seu falecido pai, ele a respeitou.
Passada algumas semanas, uma bela mulher de cabelos cacheados recebe uma encomenda, em nome de seu pai sobe as escadas e o entrega:
- Papai uma encomenda por senhor!O velho homem... chora, olha para o quadro e fecha os olhos.
suspira:
- Boa noite meu bebe, te encontro na eternidade de meus sonhos...