segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Leia escutando Only Time da Enya ...

Senti-me cansada de estar deitada no sofá que me trazia apenas recordações de um passado que recordo a espaços, quando me roubam uma parte de mim com perguntas sobre uma adolescência que passou há tão pouco tempo; e que digo não querer que ela vá embora mesmo sendo uma sombra que persigo a custo e que não atinjo - já lá vai pequena e escura no horizonte.
Ouço a "Enjoy the silence!" e a "Only time"  e lembro-me de todas as outras vezes em que estive deitada num outro sofá passado, a ouvi-las desenhando no bloco da imaginação o meu mundo de hoje (sentada a uma mesa a discutir política com professores mais velhos e amigos cabeças  no coffee-break citar Locke, Foucault e Rawls... velhos sonhos - sempre possíveis de alcançar). E sentir medo de um dia me sentir adulta e de ser atirada às feras de uma sociologia individual que me queria apenas formatar - "tens que ser um bom profissional", como se não houvesse nada mais na vida a ser.
Fui-me arranjar para ir ao mercado Extra com amigos comprar vodka e um whisky relativamente de pouca qualidade, naquela época tinha que se beber em grande quantidade, se não for em qualidade ao menos que seja em copo! Enquanto me olhava a última vez ao espelho para ver se os sapatos estavam ornando com os  cabelos , lembrei-me de repente do Brotero , onde minha professora disse em uma reunião que eu era ótima em redações, que eu era uma graça mas que sabe como é - que eu estava na fase da paquera. E a coisa ficou feia em casa com minha mãe afinal eu tinha que ser boa aluna e não uma paqueradoura !  Enquanto vagueava no passado, dei  conta de que os anos passaram e foram embora, que o pré foi legal por que cantávamos o hino do município , que o ensino fundamental foi traumático por que ali aprendi que não era boa com números , que o ensino médio foi envolto de mentiras e doces representações de amor e ódio e que as faculdades foi uma mistura de perda e ganho ...de anterior e presente, "Viva La Vida"... EU ESTAVA INDO PRO MEU ULTIMO DIA DE AULA.
 Olhei para o espelho e me vi no corredor da EMEI Crispiniano Soares ,eu pequena a rodar com força um globo daqueles que têm os países em cores diferentes, com as capitais devidamente assinaladas. Procurei pela Tia Sandrinha com a cabeça e, depois de a vislumbrar no corredor ajeitando a fila , corri com o globo de plástico na mão e com um riso estridente:
-Olha , tenho a terra na mãoooo!
E ela sorriu e disse:
- Pra fila , você na frente, por que é baixinha!
E eu me ajeitei, eu estava indo pra casa
" meu prézinho, meu segundo lar adeuzinho para todos que amanhã eu vou voltar" 
... Meu Deus , a gente sempre tem a Terra nas mãos... Meu Deus...
"Only time..."