domingo, 1 de maio de 2011

Na hora do recreio!

Tava me lembrando esses dias dos tempos de escola, naquele tempo, década de 90 as coisas estavam começando a mudar, as meninas estavam mais saidinhas, chegavam na escola e cumprimentavam os garotos com beijinho no rosto, e todas tinham seu grupo...eu, bem digamos que na verdade eu era um estranho no ninho , se  Chris não tivesse escrito o seriado “Everbody Hates Chris”* (todo mundo odeia o Cris), talvez eu escrevesse o “Everbody Hates Naty” ...por que histórias da época da escola onde quase sempre no fim eu me dava mal...ixi teria de sobra!
Lembro-me que na ocasião, estava na quinta série e tinha saído de uma escola particular por que meus pais passavam por uma crise financeira, então fui parar numa escola estadual, onde logo no primeiro dia não entendia, por que havia uma fila imensa no meio do pátio rumo á uma “janelona”... até perceber que daquela “Janelona” saia pratos de Mingau de Aveia ou Milho, e aquela era a fila da “merenda escolar”.
Então comecei a caçar um grupo, eu não era bonita o bastante pra fazer parte do grupo da Juliana, da Solange... pois elas eram as meninas populares! Não era do tipo corpuda e saidinha como a Jaqueline e a Lilian  grupo das meninas “Galinhas” , também não rolava , afinal nem beijar na boca eu sabia
( devo admitir que treinava com gelo, laranja...sabe como é, só Deus pode me julgar !)
Tinha o grupo das garotas dos esportes, eu não sabia nem jogar queimada, então não dava também.
Tinha o grupinho da Dani, a Dani era simplesmente ignorada por todas as meninas, por que além de ser bonita, jogar futebol, dançar bem, ser galinha, ela tirava nota e no grupo dela tinha só meninos.
Eu não fui pro grupo da Dani, por que só tinha meninos e naquela época isso seria um problema em casa, já que minha mãe vivia dizendo quase que um mantra :
- não pode ficar de namoro na escola, escola é pra estudar.
E tinha o grupo das CDFS...
...sempre fui inteligente e esperta, mas NERD não né! Aí seria forçar a amizade...já não era uma beldade, gordita, dentuça , cabelo rebelde e volumoso...
Se eu fosse NERD, isso ficaria pior ! bem pior , por que eu seria gordita, espinhentas, os dentes todos desalinhados, cabelo rebelde, volumoso e NERD!
Mas era o que tinha pro dia, e foi o único grupo que me recebeu bem.
E da quinta série a oitava, eu estive nele, éramos as quatro meninas mais inteligentes da sala.
(costumo dizer isso por que éramos conhecidas assim, mas na real? três eram NERDS e eu era só esperta e inteligente)
Com o tempo fiz amizade com integrantes das outras tribos, não foi nada fácil , na época sofria uma puta crise existencial, do tipo:
- se eu falar palavrão, eu deixo de ser do grupo das CDFS?
-E se eu beijar na boca no primeiro encontro, ou no bailinho eu serei do grupo das galinhas?
E fui crescendo, e fui aprendendo a lidar com tudo aquilo e fui oradora na formatura em 2000.
Lembro que quando terminei meu discurso eu disse:
- que isso nunca se torne um Adeus mas sim um até logo.
Na hora eu quis chorar, mas segurei, por que foram quatro anos ao lado de todas as diferenças, e quatro anos mudando,  eles mudando, o mundo mudando...
A vida se encarregou de cuidar do destino dos 40 alunos da classe B
 ( por que sempre levamos o B depois da série)
Hoje em dia ás vezes encontro um ou outro na rua.
Naquele tempo tudo parecia pra sempre, ser pra sempre, a dor era deveras sofrida e alegria era de causar êxtase profundo... meu Deus que tempo delicioso, eu poderia passar por mil concursos da garota mais feia e ganhar de novo todos eles... eu poderia pegar a fila da merenda por que era dia da bolacha de chocolate, poderia ficar com inveja da menina mais bonita chamar atenção do meu primeiro amor, eu juro...viveria tudo , tudo, tudo de novo...
Eu fui feliz! E ao terminar esse texto, olho no monitor do computador uma foto daqueles tempos... EU...precisava me agradecer:
-obrigada Naty, obrigada ...pelos quatro anos de “ginásio” que tu me deste,
Assinado: Natália, mulher feita e adolescente eterna aqui dentro do coração.
...estranha no ninho? jamais...