terça-feira, 3 de maio de 2011

O Telemarketing

Ela ligou:

- Alô bom dia, com quem falo?

A pessoa do outro lado foi curta e grossa

- com quem você quer falar heim?!

No momento ela olhou para o lado, e tantos outros colegas vivendo a mesma situação:

- Senhora, eu faço parte do Grupo Ómega * e estou te ligando para oferecer uma grande oportunidade!

Ela trabalhava com vendas por telefone, era exaustivo... mas também era divertido, era muita coisa num dia só, e em algumas 5 boas horas o telefone.

A resposta foi curta:

- Olha aqui moça, eu não quero saber de oportunidade! ... Tenho um monte de coisa pra fazer!

Ela insiste, tinha metas, mais que metas... Ela precisava de dinheiro, ela tinha alguns sonhos, queria pagar algumas contas, ou quem sabe... Comprar uma guitarra...

- Senhora, te garanto que serei breve e tem mais... Essa oportunidade é única! É ótima!

A ouvinte com ar de desconfiança:

- ãh... Sei! Fale logo, por que estou com pressa, tenho que ir pra minha empresa.

Ela respirou fundo, e lembrou-se, da guitarra e das contas:

- gostaria de viver num mundo melhor? Sem violência? Com mais cultura? Onde as pessoas votassem melhor, onde as pessoas soubessem de seus direitos e deveres? E ainda ter acesso a informações de como será seu dia astral e se vai chover no dia seguinte?

A ouvinte com o ar desconfiado, porém um pouco curioso responde:

- eu gostaria disso tudo sim, mas na boa, você quer me vender, fale logo. é uma maquina de milagres? Por que se for isso, é propaganda enganosa e estou farta de ser enrolada nessa vida.

Ela sorriu frente a PA* olhou para o espelhinho de sua mesa, sorriu e sorrindo disse:

- Não, venho te vender a Folha Ómega, o jornal onde você terá acesso á tudo isso que acabei de te falar...

A Ouvinte ri:

- eu não sei se grito e desligo, ou se dou risada... Você é engraçada, quem me garante que comprando essa assinatura eu vou viver num mundo melhor?

Ela:

- No caderno “Health” você aprende á conhecer sua mente e seu corpo, se você se conhece bem encara o mundo melhor, tira de letra...

A Ouvinte continua com perguntas:

-tá, e quanto á violência?

Ela continua sorrindo e explicando:

- No caderno de notícias existe a pagina de denuncias onde você pode denunciar á quem comete algum crime ou até mesmo ajudar á pessoas vitimas dele.

A Ouvinte se aprofunda:

- E o que você me diz sobre o mundo com mais cultura?

Ela se esquece da meta, da falta de grana... ela esquece:

- no caderno “agenda” tem uma lista diária de programas culturais pagos e gratuitos, que podem ser feitos pela família toda, Teatro, cinema, mostras de arte e até passeios no parque.

A Ouvinte quase convencida:

- Você falou sobre... votar melhor...

Ela:

- sim, temos um caderno especial sobre política e economia... Lá você terá acesso á quantas anda as obras e projectos de lei de políticos eleitos por nós povo!

A Ouvinte solta uma risada e complementa:

- ter acesso a informações de como será seu dia astral e se vai chover no dia seguinte...

E Ela responde:

- não precisa comprar nossa assinatura... Mas devo responder: Horóscopo, previsão do tempo, e por fim, tirinhas de cartunista renovados, cronica do Jabor* ás quintas e palavra cruzada no caderno “diversões”.

A Ouvinte sorrindo:

- jovem... Vou assinar esse jornal, nunca tinha visto um simples jornal através desse ponto de vista.

E Ela:

- nem eu... Juro-te, que nem eu.

Ambas sorriem...

No dia seguinte:

Uma entrega especial na sala de telemarketing,

Ela olha o cartão com seu nome, rasga a caixa...

- Meu Deus! Que linda Guitarra!

“No cartão:

- Parabéns, ontem recebemos uma cliente muito boa, dona de uma grande empresa, que decidiu comprar lotes imensos do nosso jornal, por conta de sua venda, ficamos sabendo por suas colegas do setor sobre sua vontade em ter uma dessas, que isso sirva de incentivo, e não se esqueça sua comissão será ótima, afinal uma assinatura não equivale á um lote comprado!

À direção "

Nesse dia ela percebeu que talvez não fosse a melhor vendedora, mas que tinha um olhar especial, desse que vê alem do aparente.... E que transforma o olhar alheio.

Um olhar especial capaz de enxergar, flores azuis no deserto.
Dedico para todos que acreditam em seus sonhos...
Em especial
                                         Jú, Tati, Minah Páh,Fê, Alana, Dani 
                                               Claúdia,Ana ,Iroka, Mari, Néia , Douglas
                                                Fabi, Jorginho,Cris ,Camis e Rosa.




   *Grupo Ómega - nome  fictício.
  PA- Aréa de atendimento do telemarketing